O Despertar da Nuvem

Ian Moyse
Cloud Computing
July 29, 2020

Tendo trabalhado na arena de computação em nuvem por quase 14 anos, vi muitas mudanças na tecnologia, estratégia e opinião dos clientes em seus pontos de vista sobre plataformas e soluções de tecnologia em nuvem.

As atitudes em relação à adoção da nuvem tem mudado, passando por muitas fases, desde 'nunca iremos para a nuvem' para 'usaremos em áreas não críticas simples' até as empresas comprometidas com a nuvem de hoje que estão pressionando para aproveitar o poder de computação da nuvem em todas as áreas possíveis. Além disso, houve uma mudança na diligência e nas perguntas, menos por que devemos considerar a nuvem, para questões mais maduras relacionadas à segurança dos dados, controles de acesso, portabilidade e escalabilidade.

As empresas concentram-se cada vez mais em se afastar do mundo do código personalizado, sempre que possível, para ofertas em nuvem mais repetíveis, em que a configuração substitui o costume, reduz os custos operacionais e de manutenção e permite uma condução mais rápida do time to market.

A nuvem mudou drasticamente o cenário do cliente para o fornecedor de várias maneiras, incluindo; 

• Achatamento do mercado - Há pouco tempo, as soluções projetadas para a empresa exigiam infraestrutura, hardware e implementação, custando-os fora do mercado para a empresa média; a nuvem removeu essa barreira, permitindo que todas as empresas acessarem o rico poder e funcionassem igualmente.

• Relacionamentos - Muitos fornecedores tradicionais apenas interagiam com seus clientes por meio de canais de revenda, com a nuvem isso mudou com o mecanismo de entrega, permitindo que os fornecedores alcancem clientes diretos em uma base global rapidamente; um número crescente de clientes agora tendo relacionamentos diretos com fornecedores na nuvem. 

• Financeiro - A nuvem mudou os modelos de uma abordagem inicial do Capex para um Opex, modelo de assinatura, alterando a maneira como a empresa vê seus ativos e investimentos em TI.

• Instalação - a instalação de soluções antigas era um mal necessário, sem valor verdadeiro, simplesmente uma necessidade para chegar à linha de partida da configuração do seu negócio. Com a nuvem, isso é removido, com a implantação sendo quase instantânea, todo o foco muda para a configuração mais valiosa para as necessidades e processos de negócios.

Para os fornecedores corporativos, como a Oracle, isso leva a um mercado endereçável mais amplo, onde a oferta na nuvem é acessível e aplicável a todos, desde empresas muito pequenas até as maiores empresas.Marcas tradicionalmente vistas como caras ou tratando de um segmento específico de tamanho de mercado agora podem ampliar seu apelo e valor.

A nuvem permite a remoção da "Dívida tecnológica" dos gastos com foco em manter as luzes acesas e manter o status quo, permitindo um novo foco na inovação e na progressão. O entendimento e os motivos para adotar a nuvem passaram da fase inicial da infância para a adolescência, passando do mantra 'mais barato', frequentemente vendido nos primeiros dias, para uma posição de consideração mais madura.

Hoje, as empresas podem liderar a nuvem por uma infinidade de razões, a partir de uma maior agilidade, uma reorientação dos principais esforços, desde manter as luzes acesas até a inovação focada, até tornar os negócios mais atraentes para a nova economia de funcionários, onde os millennials e Z qualificados esperam se unir a empresas ágeis com visão do futuro.

Freqüentemente, a nuvem também é adotada como um canal para uma maior flexibilidade, onde as empresas estão adquirindo e se fundindo e com a necessidade de uniformizar os processos entre as forças de trabalho rapidamente e a um custo menor. A nuvem facilita a absorção e o crescimento, compra uma empresa e estende suas plataformas para esses usuários em minutos e horas, não semanas e meses. Outro fator vem da necessidade de valor organizacional, os investidores dando preferência a organizações ágeis, preparadas para a nuvem e utilizando as principais marcas de nuvem para obter vantagem no mercado.

Temos que lembrar que a nuvem abrange SaaS, PaaS e IaaS juntamente com aplicativos internos, de modo que uma abordagem de várias nuvens está se tornando a norma. Aqui, os clientes têm uma variedade de opções agora disponíveis, desde os nomes de marcas tradicionais até os mais novos nascidos nos fornecedores de nuvem. Com exceções, como a Oracle, a maioria dos fornecedores atua em apenas 1 ou 2 dessas forma na nuvem e uma mistura de relacionamentos na nuvem será desenvolvida para o cliente.

No entanto, o caminho ainda não está aberto para uma adoção fácil e rápida da nuvem completa e, antes de entrarmos no "estágio adulto" da nuvem, precisamos ver mais progresso. Por exemplo, desde o enterro da mentalidade legada de tecnologia, onde permanece um favor para desenvolver e instalar localmente, protegendo as habilidades e credenciamentos legados das pessoas, acreditando na segurança no emprego e em motivadores políticos e emocionais.

A nuvem é o facilitador subjacente de tanto Big Data, AI, IOT e a resistência a longo prazo é inútil, a nova geração que entra nos negócios olhará para trás, imaginando por que demorou tanto tempo para as barreiras caírem.

Tradução realizada por: Rogerio Rodrigues.

Ian Moyse
EMEA Sales Director Natterbox ☁ Cloud - Social Influencer, Blogger, Speaker

Public Speaking · Executive Coaching · Leadership Development · Blogging · Social Media Marketing

Related Posts

Newsletter BrazilClouds.com

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form